Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2

A Associação Peão Cavalgante é Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2.

23/09/2009

Xadrez é curricular no 1º Ciclo

O Xadrez Escolar no 1º ciclo é curricular e é importante para a criança, pois ajuda a estruturar o seu raciocínio e arranjar mecanismos simples que elas apreendem com o xadrez e que eles podem aplicar na vida do dia a dia. O xadrez no 1º Ciclo é curricular, na disciplina de Matemática, tal como qualquer jogo de estratégia. No programa do 1º Ciclo de Matemática diz o seguinte:
“MATERIAL"
Na aprendizagem da matemática, como em qualquer outra área, as criançassão enormemente dependentes do ambiente e dos materiais à sua disposição.Neles, a criança deverá encontrar resposta à sua necessidade de exploração,experimentação e manipulação.(Página 168)Sendo os objectos da Matemática entes abstractos, é importante que osconceitos e relações a construir possam ter um suporte físico.Se por um lado a manipulação de material pode permitir a construção de certosconceitos, por outro lado, pode servir, também, para a representação de modelosabstractos permitindo, assim, uma melhor estruturação desses conceitos.Para estes fins poderá ser utilizado:
O próprio corpo;
Material disponível na sala de aula: lápis, caixas, papéis, mesas, etc.;
Material não estruturado recolhido pelos próprios alunos e pelos professores;
Material estruturado ou construído com objectivos específicos (blocoslógicos, ábacos, geoplano…);
O computador — linguagem Logo (quando possível).Convém ainda realçar a importância que alguns jogos podem ter no desenvolvimentode competências necessárias à resolução de problemas. Os tradicionais jogos de «pedrinhas» e «pauzinhos», os dominós, o rapa, os jogos de dadose de cartas, os jogos de construções e os jogos de estratégia (batalha naval,damas, xadrez, «mastermind», etc.), são exemplos de jogos que favorecem:
a capacidade de aceitar e seguir uma regra;
o desenvolvimento da memória;
a agilidade de raciocínio;
o gosto pelo desafio;
a construção de estratégias pessoais.A par de enorme prazer que proporcionam constituem ainda, como todosos jogos, um importante factor de crescimento emocional e social.A partir de jogos simples já conhecidos, o professor deverá estimular ascrianças a inventarem novos jogos.”In: pagina 168 do programa do Matemática do 1º Ciclo (Ministério da Educação - Portuguesa). A questão agora é a seguinte porque é que o programa não está a ser cumprido em todas as escolas portuguesas?Vou dar algumas possíveis respostas:1) Muitos dos professores não têm formação nesta área (xadrez).2) O poder político local e muitos Conselhos Executivos das Escolas não o querem aplicar.3) Falta de Monitores / Treinadores suficientes nas zonas das escolas que apoiem os professores. 4) Falta de salas.Agora dou algumas sugestões para serem ultrapassadas as dificuldades acima indicadas. Em relação ao ponto: 1) passa por dar formação a todos professores.2) O poder central obrigar a aplicá-lo.3) Passava também por colocar os técnicos nas Escolas como estão a fazer com os professores de música por exemplo.4) As parcerias com as instituições locais podem fazer ultrapassar este facto.

Agora deixo um desafio aos pais! Se o seu filho não tem xadrez na Escola, obrigue a ter, pois o xadrez é curricular!Deixo aqui os meus agradecimentos a todos os professores e Instituições, desde o Ministério e Escolas e seus dirigentes, que estão a permitir que estas crianças se tornem melhores “a brincar a sério” os Homens e Mulheres de Amanhã. Obrigado a todos por terem lido estas palavras!

Sem comentários: