Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2

A Associação Peão Cavalgante é Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2.

19/03/2014

Kasparov reuniu com o Ministro Nuno Crato

Kasparov disse a Crato que xadrez tem 'extraordinário efeito' sobre alunos

Kasparov
As aulas de xadrez poderão proporcionar um "extraordinário efeito" na melhoria dos resultados escolares, referiu hoje em Lisboa o antigo campeão do Mundo, Garry Kasparov, que se reuniu com o ministro da Educação.
"É agora muito claro que aulas de xadrez nas escolas poderão ter um extraordinário efeito na capacidade das crianças em melhorarem os seus resultados", referiu Kasparov, 50 anos, antigo campeão mundial de xadrez, escritor e activista político, à saída da reunião com Nuno Crato, numa iniciativa destinada a promover a modalidade nas escolas.
"Existem numerosos programas em curso, na Europa, em África, na América, e trabalhamos com os nossos aliados e amigos com iniciativas paralelas", acrescentou, após um encontro no qual foi acompanhado por Francisco Castro, presidente da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX).
"Defendo que aprender xadrez nos primeiro e segundo ciclos é muito útil e também pouco dispendioso. Todos têm restrições orçamentais, não é necessário construir um campo de futebol, um 'court' de ténis, uma piscina, é uma perfeita ferramenta educacional no ensino básico", acrescentou Kasparov, que dirige uma fundação empenhada na divulgação da modalidade.
O antigo campeão do Mundo, adversário político do presidente russo Vladimir Putin e que obteve nacionalidade croata, deslocou-se a Portugal a convite da FPX e, na segunda-feira, esteve no Porto, onde participou numa cerimónia inserida no Campeonato Europeu de veteranos, que decorre até sábado.
A FPX também já anunciou a intenção em promover o xadrez como ferramenta educativa e divulgá-lo nos diversos níveis de ensino.
"Estive com o ministro, porque a Federação portuguesa já abordou a questão e ofereço o apoio da minha fundação e da nossa experiência, que tem sido acumulada em todo o Mundo, mas também esperamos ajudar os programas que já existem em Portugal, para confirmar que conseguem atingir os padrões internacionais", acrescentou no final do encontro, que decorreu no ministério da Educação.
Lusa/SOL
Tags: XadrezSociedade