Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2

A Associação Peão Cavalgante é Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2.

14/09/2009

Vladimir Melnik está a jogar na Ucrania

Vladimir Melnik no último torneio FIDE que disputou em Portugal, o II Torneio FIDE Academia Xadrez Benedita

Vladimir no Campeonato Nacional de Escolas representando o Externato da Benedita

Hoje lembrei-me de ver na FIDE noticias sobre o ex jogador do Núcleo Xadrez Externato Cooperativo da Benedita e da Academia Xadrez da Benedita, Vladimir Melnik, que foi treinado por mim desde os 12 anos e que por razões pessoais teve de regressar à Ucrania com 18 anos, isto em 2006/2007. Em 2008 jogou vários torneios de ritmo clássico e este ano jogou na Ucrânia na cidade Mukachevo o torneio FIDE " Transcarpathian Cup 2009 (tournament B)" . Actualmente tem um elo FIDE de 1954. Veja o percurso do Vladimir .


Parabéns Vladimir pela tua persistência. O Vladimir tem um grande problema de visão, que não lhe permite jogar com a sua máxima força, mas a sua força de vontade está a superar este problema. Se repararem ele continua a jogar com "POR".

Ruben Pereira Campeão Nacional 2009




O jovem MI Ruben Pereira (AA Amadora), Sub18, é o novo Campeão Nacional Absoluto, penso que seja o mais jovem da História do Xadrez a conquistar este título (agradecia que me confirmassem este facto comentado a notícia). No pódio ficaram o GM António Fernandes (GD Diana Évora)e o MI António Pereira dos Santos (Ginásio C Odivelas).


Na Fase Preliminar, o vencedor foi Francisco Mateus da Academia de Xadrez de Gaia, em igualdade pontual (7,5 pontos) com Paulo Costa, da Casa do Xadrez, sendo o outro lugar do pódio ocupado por Afonso Rodrigues do Clube EDP de Lisboa com menos um ponto.
O distrito de Leiria esteve representado por três atletas:
Hugo Lima Santos (9º lugar) com 6 pontos, do AR Penichense.
25º - André Pinto (Xeque Mate S Martinho Porto) - 5 pontos.
58º - Rita Jorge (AR Penichense) - 2,5 pontos



" Na cerimónia de entrega de prémios esteve presente o Presidente do Comité Olímpico Português, Comandante Vicente Moura (foto da esquerda) que realçou o facto de ser a prova mais importante do calendário nacional, a nível individual, a escolhida como prova comemorativa do centenário do Comité Olímpico Português. Afirmou que a presença de jogadores veteranos que há muito deixaram de estar no auge da carreira, citando alguns dos presentes, estava dentro do espírito olímpico preconizado pelo Barão De Coubertin, para dar também relevo à grande presença de jovens e às excelentes classificações obtidas por muitos deles. Acolheu favoravelmente a inclusão do Xadrez nos Jogos da Lusofonia, cuja próxima edição terá lugar em 2013, em Goa" - in Site oficial
Fotos do site oficial

Alterações Estatutárias FPX - eleições 25 Outubro

A Associação Xadrez de Leiria decidiu que a mesa de voto vai ser em Peniche no dia 25 Outubro.
É importante que estejamos todos informados. No blog do Paulo do Vale há inofrmações. É importante lerem com muita atenção, para saberem o que se vai passar. Os jogadores, clubes, técnicos, árbitros todos votam.
veja a página oficial do acto eleitoral.