Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2

A Associação Peão Cavalgante é Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2.

29/03/2009

Jogadores da Academia nos Nacionais de Jovens


Lídia Ferreira - Sub18 - Academia Xadrez Benedita

Mariana Silva - Sub18 - Academia Xadrez Benedita


Rui Lopes - Sub14 - Academia Xadrez da Benedita



Francisco Cavadas - Sub12 - Academia Xadrez Benedita


António Ferreira - Sub08 - Academia Xadrez Benedita


Estão a disputar-se os Campeonatos Nacionais de Jovens - Sub08 a Sub18. Mais informações aqui. (Jogadores do distrito de Leiria).
Começaram a 29 de Março e prolongam-se até dia 2 de Abril, próximo os Campeonatos Nacionais dos escalões jovens e de Veteranos.

São 299 os xadrezistas que participam nestes campeonatos, sob a organização da Associação de Xadrez do Distrito de Faro (AXDF), Federação Portuguesa de Xadrez e com o patrocínio da C.M. Portimão, os quais se realizam na Escola Secundária Poeta António Aleixo, na cidade de Portimão.

A competição decorre em dois períodos diários, de manhã a partir das 09h00 e à tarde a partir das 15h00, envolvendo os escalões sub-08, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18, para lá do já referido escalão de veteranos.

Do programa faz parte no dia 1 de Abril, a partir das 15h00, uma simultânea na Biblioteca da Escola, conduzida pelo Mestre Internacional Rui Dâmaso.

Em nota distribuída à imprensa, a autarquia fez saber que a realização destes campeonatos, "deve-se à aposta que o Município pretende desenvolver na divulgação e promoção da modalidade junto da comunidade escolar, através do projecto dinamizado pelo Clube de Xadrez de Portimão."
A organização conta ainda com os apoios institucionais do Instituo Português da Juventude, Direcção Regional da Educação, Federação Portuguesa de Xadrez, Instituto do Desporto de Portugal, Clube de Xadrez de Portimão e Freguesia de Portimão, e o apoio no alojamento do Clube Praia da Rocha.

Os 299 jogadores distribuem-se da seguinte forma pelos sete Campeonatos em disputa:

Sub-08 – 29 jogadores.
Sub-10 – 53 jogadores.
Sub-12 – 37 jogadores.
Sub-14 – 58 jogadores.
Sub-16 – 66 jogadores.
Sub-18 – 32 jogadores.
Veteranos – 24 jogadores.