Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2

A Associação Peão Cavalgante é Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2.

12/05/2012

Segunda partida- segundo empate no Campeonato do Mundo

Hoje Boris Gelfand jogou de brancas. Ao contrário de Anand, que pode optar por jogar 1.e4 ou 1.d4, Gelfand só joga exclusivamente 1.d4. Anand elegeu a variante Chebanenko da Defensa Eslava. Ambos seguiram la línha principal e as brancas alcançaram una ligeira iniciativa. Anand fez uma novidade com o lance 14...Cf6. Despois das trocas de Damas, Gelfand mantém uma vantagem académica, que não foi suficiente para pôr em apuros Anand. Empataram ao lance 25. Amanhã domingo é día de descanso.
A terceira partida realiza-se na segunda - feira.

Vídeo análise - da segunda partida






Campeonato do Mundo

começou o Campeonato do Mundo em Moscovo. Todas as partidas começam às 15 horas (hora Portuguesa) e podem ser seguidas no site oficial. 
A primeira partida do Campeonato do Mundo Anand vs. Gelfand ficou empatada. Pela primeira vez Boris Gelfand, de pretas, jogou a Defesa Grunfeld. Anand também se tinha preparado também para esta defesa e jogou uma variante pouco habitual: 1. d4 Cf6 2. c4g6 3. Cc3 d5 4. Cf3 Bg7 5. cxd5 Cxd5 6. e4 Cxc3 7. bxc3 c5 8. Bb5+ Cc6 9.d5. Na continuação, as brancas (Anand) sacrificaram un peão e alcançaram uma ligeira iniciativa, porem o Gelfand soube neutralizá-la e pronto trocaram damas. Durante o final parecía que Gelfand tería melhores possibilidades com o seu par de bispos e o peão passado, no entanto agora foi Anand quem  mantem o equilibro e ao fim de 24 lances empataram.





site oficial