Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2

A Associação Peão Cavalgante é Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2.

29/03/2008

III Divisao D - Academia Xadrez Benedita perde com AC Sismaria

A Academia perde pela primeira vez na III Divisão. José Cavadas continua sem pontuar. Iskren perdeu o primeiro jogo, tem 3 pontos em 4. Jorge Bastos continua a vencer, 4vitórias em 4 jogos. Mariana Silva tem 1,5 em 2 possveis.
Hoje recebemos a equipa de Atlético Clube Sismaria.
Era um jogo importante para as duas equipas pois só a vitória permitiria a lutar pela subida, já que a equipa do Sport Operário Marinhense soma segue isolada no primeiro posto.
Perante esta derrota a Academia Xadrez da Benedita fica arredada duma possível subida, só se houver alguma surpresa nas três sessões que faltam!
Assim Academia Xadrez Benedita tem neste momento 8 pontos (1+ 2= 1-)

AX Benedita 1,5 - AC Sismaria 2,5

Iskren Dzhambazov - Miguel Babo (0-1)
Jorge Bastos - Paulo Marçal 1-0
Jose Cavadas - Daniel Silva 0-1
Mariana Silva - Carlos Dias 1/2-1/2

Outros encontros
4ª Sessão
CX Montemor - O - Velho II - Sport Operário Marinhense (1-3)
ADE/Torradinho - AA Coimbra III (1,5 - 2,5)
AD Carapalha - AA Coimbra IV (4-0)

Classificação:
1º - Sport Operario Marinhense - 11 pontos
2ºs - Atlético Clube Sismaria e Carapalha - 10
4ºs - Academia Xadrez Benedita e AA Coimbra III - 8 pontos
6º - Montemor II - 7 pontos
7º - ADE/Torradinho - 6 pontos
8º - AA Coimbra IV - 4 pontos

A Academia Xadrez da Benedita tem no dia 5 de Abril uma deslocação a Coimbra, para jogar com a Equipa IV da Associação Académica de Coimbra.
Depois receberemos a equipa III da AA Coimbra, no dia e depois na última sessão temos nova deslocação agora à Marinha Grande para jogar com a equipa do Sport Operário Marinhense.

Final Tipico - A importância dos modelos no xadrez




Quando treinamos finais aparecem muitas vezes modelos de posições que nos podem calhar no jogo e é por isso que devemos ter esses modelos na nossa cabeça para os aplicarmos na prática. O diagrama que vos mostro faz parte de uma partida que foi jogada no III Torneio FIDE da Academia Xadrez da Benedita. Eu, José Cavadas, estava de brancas e o Emídio Direito de pretas. O Emídio quando jogou este final esqueceu-se do modelo que ganhava o jogo e quando se lembrou já era tarde!
Por isso chamo a a atenção a todos os jovens e não só, que devem ter atenção a todos os modelos de mate e modelos de promoção de peões nos finais, etc, que podem ser decisivos para ganharmos um ponto ou mesmo o meio ponto. Mas vamos analisar bem a posição do diagrama. O Final é fácil vejam se descobrem!


Jogam as brancas