Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2

A Associação Peão Cavalgante é Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2.

15/08/2009

52 jogadores inscritos - Feira Medieval Aljubarrota - 14 a 16 Agosto 2009 com dois torneios de Xadrez veja as Normas de Participação.- Regulamentos

Mapa de localização
Exibir mapa ampliado'>
Este ano a Feira Medieval de Aljubarrota vai ter dois torneios de xadrez, mais um do que no ano passado.
1) I Torneio Aberto de Xadrez Nocturno - 15 Agosto às 20,30. (Normas de Participação - Regulamento) - Lista de jogadores - 21 inscritos

2) II Torneio Aberto Xadrez Medieval - 16 Agosto às 15 horas. (Normas de participação - Regulamento) - Lista de jogadores - 49 inscritos.

Paa além destes torneios haverá ensino de xadrez nos vários dias da Feira - 14 a 16 de Agosto. apareçam e divirtam-se!

Uma organização da Câmara Municipal de Alcobaça, Juntas de Freguesia de Prazeres e Aljubarrota e Academia Xadrez da Benedita.

Escrito por José Cavadas


Uma breve História da Batalha de Aljubarrota


A data histórica 14 de Agosto de 1385, que marca a vitória das tropas portuguesas comandadas por D. João I de Portugal e o seu condestável D. Nuno Álvares Pereira sobre o exército castelhano de D. Juan I de Castela, no campo de São Jorge, entre as localidades de Leiria e Alcobaça, é festejada na Vila de Aljubarrota com a realização da Feira Medieval, de 14 a 16 de Agosto.
Durante três dias, a época medieval será recriada a rigor, a partir de indumentárias próprias, cenários apropriados, tavernas com refeições, animação com músicos e malabaristas, acampamento militar com mostra de armas, jogos medievais, tiro com arco, tendas vivas, xadrez medieval, rábulas teatrais e dança do ventre na mouraria.
Pode ainda assistir à recriação de uma Feira Medieval onde poderá ver e aceder a artífices, feiticeiras e cartomantes, mouraria, armas de madeira, grinaldas, cerâmica, tecelagem, bordados, calçado, pão da padeira, mel, licores, compotas, produtos hortícolas, fogaças, entre muitas outras relíquias.
A entrada é livre
Local: Vila de Aljubarrota
Horário: Sexta-feira - Das 15h00 às 24h00
Sábado – Das 11h15 ás 24h00
Domingo – Das 12h00 às 24h00
in: site do Municipio de Alcobaça