Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2

A Associação Peão Cavalgante é Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2.

01/03/2009

Rui Lopes (Academia Xadrez da Benedita) -Campeão distrital Sub 14

Arbitragem - Lídia Ferreira

Vasco Elvas (Sport Operário Marinhense) - 2º Sub14.

o match


Rui Lopes (Academia Xadrez Benedita) - Campeão Distrital Sub14

Realizou-se o match de desempate, na Academia Xadrez Benedita, para se definir o campeão distrital absoluto, nos campeonatos distritais de Leiria sub 14. O match foi entre Rui Lopes (Academia Xadrez da Benedita) e Vasco Elvas (Sport Operário Marinhense).
A arbitragem deste match foi da jovem arbitra distrital - Lidia Ferreira.
Rui Lopes venceu os dois primeiros jogos. Perdeu o terceiro e voltou à vitória no quarto jogo.
Parabéns a todos os intervenientes, desde os jogadores, Rui Lopes e Vasco Elvas e a arbitra Lídia Ferreira.
Vejamos então como ficou a classificação final:

1º - Lopes Rui da Silva (Academia Xadrez Benedita) - 4,0
2º - Elvas Vasco (Sport Operario Marinhense) - 4,0
3º - Santos Ines Lima ( AR Penichense) - 3,5
4º - Félix Dinis Silva (AR Penichense) - 2,5
5º - Santana Carlos André Eusébio (AR Penichense) - 2,5
6º - Henriques Nuno Miguel Mamede ( AR Penichense) - 2,0
7º - Ferreira Beatriz Oliveira (AR Penichense) - 1,5



Campeonatos Nacionais de jovens - considerações!

Para quem vai participar pela primeira vez. Algumas perguntas e respostas possíveis.

Para que servem estes Campeonatos?
Estes Campeonatos Nacionais de Jovens atribuiem os títulos de Campeão Absoluto e de Campeã Nacional Feminina, nos escalões etários SUB-08, SUB-10, SUB-12, SUB-14, SUB-16 e SUB-18. Quem pode participar?
Podem participar os xadrezistas que pertençam aos escalões sub-08 a sub-18, que se encontrem filiados na FPX até ao dia 5 de Março de 2009 e se inscrevam na prova.

Datas dos Nacionais?
Os campeonatos decorrerão de 28 de Março a 2 de Abril.

Local da Prova?
As partidas serão disputadas nas instalações da Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão.

Quantas Partidas e que ritmo dos jogos?
Cada competição terá 7 jornadas, sendo que haverá duas sessões duplas.Ritmo de jogo: cada jogador disporá de 1h30m para concluir a sua partida, tendo um acréscimo de 30 segundos por lance (ritmo oficial da FIDE), podendo ser aplicado o ritmo de 2h KO nos escalões mais jovens se não houver disponibilidade de relógios digitais para todos os encontros.

Onde se dorme e se come?
Serão servidas nove refeições na Escola António Aleixo, desde o jantar do dia 28 de Março de 2009 até ao jantar do dia 1 de Abril de 2009. O almoço de dia 2 será noutro local, a designar, eventualmente nas instalações do Clube Praia da Rocha onde os atletas ficarão alojados, sem pequeno-almoço.
O alojamento (dormida) compreende cinco noites: 28, 29, 30 e 31 de Março de 2009 e 1 de Abril de 2009. O pequeno-almoço é livre, não estando incluído no alojamento. Os apartamentos são quádruplos, dispondo de um quarto com duas camas individuais e uma sala com um sofá cama com gavetão. Na sala existe uma kitchnet com frigorífico a funcionar.As pessoas alojadas no Clube Praia da Rocha poderão utilizar os serviços complementares lá existentes, nomeadamente piscina interior aquecida (gratuita), salão de jogos, acesso à Internet (com pagamento suplementar à parte - da responsabilidade dos interessados e pago no acto de utilização), etc.Para aceder aos televisores dos apartamentos é necessário pagar uma caução de 10,00 euros directamente ao Clube Praia da Rocha. Esta caução será reembolsada no final da estadia mediante a entrega na recepção do comando do televisor.

Taxas de Inscrição:
Os Campeões distritais pagam a taxa de inscrição de 25,00 euros, e a taxa suplementar de 35,00 euros, com alojamento (sem pequeno-almoço), almoço e jantar;
Os que não são campeões- Terão que optar por uma das seguintes modalidades:
a) Pagamento da taxa de inscrição de 25,00 euros e da taxa suplementar de 35,00 euros.
b) Pagamento do valor de 115,00 euros pelo pacote de taxa de inscrição, taxa suplementar, alojamento (sem pequeno-almoço) em quarto quádruplo.
c) Pagamento do valor de 145,00 euros pelo pacote de taxa de inscrição, taxa suplementar, alojamento (sem pequeno-almoço) em quarto quádruplo e alimentação, desde o jantar de dia 28 de Março até ao almoço de dia 2 de Abril, num total de 5 dormidas e 10 refeições.

Posso levar os meus pais e ou treinadores?
Sim . Terão que optar por uma das seguintes modalidades:
a) Pagamento do valor de 120,00 euros pelo pacote de alojamento (sem pequeno-almoço) em quarto quádruplo.
b)Pagamento do valor de 150,00 euros se pretenderem beneficiar das condições propostas pela organização, pelo pacote de alojamento (sem pequeno-almoço) em quarto quádruplo, almoço e jantar, desde o jantar de dia 28 de Março até ao almoço de dia 2 de Abril, num total de 5 dormidas e 10 refeições. Entende-se por pacote de alojamento e refeições, as dormidas (sem pequeno-almoço), os jantares de 28, 29, 30 e 31 de Março de 2009 e 1 de Abril de 2009 e os almoços de 29, 30 e 31 de Março de 2009 e 1 e 2 de Abril de 2009 (5 noites e 10 refeições no total). As dormidas referem-se a quarto (é o que o regulamento diz, mas penso que queriam ter dito "apartamento") quádruplo.Terá de ser pago um suplemento de alojamento, a aplicar-se a todos os preços deste regulamento, no caso de algum jogador ou acompanhante pretender estadia em quarto individual (acréscimo de 82,50 euros por pessoa), duplo (acréscimo de 27,50 euros por pessoa) ou triplo (acréscimo de 9,50 euros por pessoa).

Delegados /Responsáveis pelos jovens existem?
Todas as Associações Distritais de Xadrez têm direito a enviar um acompanhante distrital oficial (delegado distrital) a Portimão para acompanhar os seus representantes e que é responsável por toda a logística da delegação. As Associações que tenham mais de 15 participantes, no total, nos escalões até sub-16 inclusive, terão a estadia paga para mais um acompanhante. Se as Associações tiverem mais de 25 participantes nos escalões até sub-16 inclusive, terão direito a enviar 3 acompanhantes distritais oficiais. Se aquele número ultrapassar os 40 participantes terão direito a enviar 4 acompanhantes distritais oficiais.Ainda não se sabe quem serão os treinadores que acompanharão os jogadores da AXP.O árbitro do Nacional será o Senhor Vitorino Ferreira, do Dias Ferreira.

Para mais informações, consulta o Regulamento dos Campeonatos Nacionais 2008/2009.