Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2

A Associação Peão Cavalgante é Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2.

20/12/2008

A importância dos modelos de mate

Apresento-vos o meu trabalho para o Curso de Treinadores nível1.

A Importância dos Modelos no Xadrez

1. Introdução

O conhecimento das posições modelo ou típicas no xadrez são muito importantes porque facilita o raciocínio, na análise de posições, quer seja principiante ou não. Se o cérebro do jogador for treinado neste sentido o seu nível de jogo aumentará porque descobrirá muito mais facilmente situações/posições de xeque – mate, ou de empate, isto é, situações que nos permitem ganhar ou empatar a partida de xadrez.
Vamos ver algumas dessas situações.


2. Modelos de Mate (Xeque – Mate)

Como sabemos uma das maneiras de terminar a partida é dar o xeque – mate.
Vejamos duas posições de modelo de xeque – mate.


Figura 1 – Modelo de xeque-mate abafado


Figura 2 – Posição de mate Anastácia ( Mate Árabe) - Encontre o mate em 1.

Após o principiante conhecer os modelos/ posições típicas no tabuleiro, fica apto para dar mate em qualquer posição existente no tabuleiro, desde que as posições tipo de mate apareçam. A memória visual no xadrez é muito importante. Por isso aconselha-se que o treinador incentive o praticante a colocar estas e outras posições de mate no tabuleiro para memorizar visualmente as posições.
Vamos ver agora a aplicação dos Mates Anastácia ( Mate Árabe) e do Mate abafado.

Figura 3 - Aplicação do Modelo de Mate Abafado – Posição de Lucena


1.De6+ Rh8 2.Cf7+ Rg8 3.Ch6+ Rh8 [3...Rf8 4.Df7#] 4.Dg8+ Txg8 5.Cf7# 1-0




Figura 4 - Aplicação do Mate Anastácia ( Mate Árabe)

1.Ce7+ Rh8 2.Dxh7+ Rxh7 3.Th4# 1–0

3. Modelos de Empate

Há também modelos de empate vejamos dois deles:
1) Afogado
2) Repetição da posição .
Comecemos pelo Afogado.


Figura 5 - Modelo típico de rei afogado.

Como são as pretas a jogar estas não têm lance válido. Está empatado por “Rei afogado”.
Vejamos a aplicação destes modelos de empate.
Figura 6 – Jogam as pretas e empatam como?

Nesta posição há os dois temas acima indicados: Afogado e repetição da posição. Na variante principal o tema é a repetição da posição/xeque perpétuo. 1...Df4+ [1...Dc7+ Figura 6.1. vai dar o

empate por afogado se. 2.Dxc7 ½-1/2] 2.Rg1 Dc1+ vai dar o empate por repetição da posição. 3.Rh2 ½ -1/2

Por tudo o que foi dito estes conceitos e as posições de Rei afogado e posições que permitem repetir a posição devem estar bem assimiladas por qualquer jogador de xadrez, qualquer que seja o nível de jogo, para que possa criar por exemplo a situação de afogado caso esteja em desvantagem ou não cair em situações de afogado caso tenha jogo ganho. Vejamos o final de 1895 de Saavedra, que tem implícito este tema “Rei afogado”.


1.c7 Td6+ 2.Rb5! jogada que ganha [2.Rb7?? Td7 3.Rb8 Txc7 ½ - ½ ] 2...Td5+ 3.Rb4 Td4+ 4.Rb3 Td3+ 5.Rc2 - Figura 7.1


Esta é a posição chave. Qualquer jogador que a jogue com as pretas ou de brancas deve conhecer a posição de afogado com os reis negro e branco situados em a1 e c2 respecivamente. O jogador das negras vai tentar que as brancas caiam na situação de afogado. Enquanto as brancas devem estar alertadas para não cair nessa situação, já que tem o jogo ganho. Ou seja se retirarmos a torre negra e o peão branco do tabuleiro e colocarmos uma dama branca na diagonal b3 a g8 estas situações são de empate por afogamento do rei no caso de serem as negras a jogar. Se colocarmos a Dama branca em a2 Rei negro captura a Dama ficando empatado por insuficiência de material, neste caso rei contra rei. Perante tudo isto que foi dito a única hipótese de tentar afogar o rei é jogar 5...Td4! Mas as brancas sabem que têm o jogo ganho pois conhecem a posição de afogado, promovem assim o peão a Torre e não a Dama, ganhando facilmente o jogo, como se vê a seguir.
6. c8T!! [se 6.c8D?? Tc4+ 7.Dxc4 empate por afogado] 6...Ta4 7.Rb3 ameaçando ao mesmo tempo ganhar a Torre e dar mate no próximo lance. 1–0

FIM