Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2

A Associação Peão Cavalgante é Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2.

26/09/2009

Francisco Cavadas em 3º no Campeonato Distrital Absoluto em Semi rápidas


O Pódio - da esquerda para a direita - André Pinto (Xeque Mate S Martinho - 2º clas); Inês Lima Santos (AR Penichense -Campeã Distrital Leiria - Semi-rápidas) e Francisco Cavadas (Academia Xadrez Benedita - 3º classificado).

O mais jovem deste campeonato - Diogo Silva - com apenas 6 anos da Academia Xadrez Benedita

António Ferreira - Sub08 - Academia Xadrez da Benedita

Inês Costa (Academia Xadrez da Benedita - Sub08)

Realizou-se no dia 26 de Setembro na Academia Xadrez da Benedita o Campeonato Distrital de Leiria ( Semi-rápido), uma organização da Associação Xadrez de Leiria e da Academia Xadrez da Benedita. Compareceram 14 jogadores (4 séniores e 10 jovens) representado três clubes: Academia Xadrez da Benedita ( 8 jogadores - 3 séniores e 5 jovens desde os sub 08 a sub12); AR Penichense (5 jovens - 3 - sub10 a 2 - sub14) e Xeque Mate S. Martinho Porto - 1 sénior.
A Arbitragem - João Paulo Jorge.

O ritmo utilizado foi o de 20 minutos em sistema suíço de 6 sessões.
O nº 1 deste campeonato era André Pinto ( Xeque Mate S. Martinho Porto); O nº 2 - Jorge Bastos (Academia Xadrez da Benedita) logo eram estes os grandes candidatos ao título de Campeão distrital de Semi-rápidas. Esta previsão não se concretizou. Houve a grande surpresa, a jovem sub-14, Inês Lima Santos ganha na 2ª Sessão a Jorge Bastos e na 4ª Sessão a André Pinto. Na 5ª Sessão a Inês cede um ponto a José Cavadas. Na última joga com Francisco Cavadas e vence. Fica assim com 5 pontos em 6 possíveis, os mesmos que o André Pinto. Para atribuição do titulo de campeão estes jogadores vão a match de desempate, 2 partidas de 5 minutos. O empate nestas partidas dava o título a Inês. André vence a primeira partida do match. A Inês precisava de vencer a 2ª partida para ser campeã distrital, o que veio acontecer. Por isso a Inês Lima Santos está de parabéns.
Uma outra surpresa, foi o 3º lugar do jovem, Francisco Cavadas (Sub12) que fez 4 pontos, perdeu com André Pinto e Inês Lima Santos.
Vejamos a classificação dos jogadores da Academia Xadrez da Benedita:

3º - Francisco Cavadas (Sub12) - 4 pontos
4º - José Cavadas (Sénior) - 4 pontos
5º - Jorge Bastos (Sénior) - 4 pontos
6º - José Elias (Sénior) - 3 pontos
10º - António Ferreira (Sub08) - 3 pontos
12º - Diogo Silva (Sub 08) - 2 pontos
13º - André Cristovão (Sub10) - 1 ponto
14º - Inês Costa (Sub08) - 0 pontos

Academia Xadrez Benedita "A" - Campeã distrital Semi-rápidas

Realizou-se no dia 26 Setembro na parte da manhã o Campeonato Distrital de Equipas em ritmo semi-rápido, a equipa "A" da Academia Xadrez da Benedita (José Cavadas; Rui Lopes - Sub14; Francisco Cavadas - Sub12 e António Ferreira - Sub 08) é a nova campeã Distrital agora em ritmo semi-rápido de 20 minutos.
Assim a Academia num espaço de uma semana obteve dois titulos: Campeã Distrital Rápidas (5 minutos) e Campeã Distrital de Semi-rápidas (20 minutos).
Em 2º lugar a equipa "B" da Academia Xadrez da Benedita (Filipe Serrazina - Sub10; André Cristovão - Sub10; Inês Costa - Sub08 e Diogo Silva - Sub 08).
Classificação