Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2

A Associação Peão Cavalgante é Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2.

03/01/2009

Jorge Bastos foi 5º no II Open dos Pousos

Jorge Bastos em 5º lugar


Paulo Costa a receber o prémio do 1º lugar das mãos de José Tomás

Jorge Bastos foi o único representante da Academia Xadrez da Benedita com 4,5 em 6 possiveis. Participaram 41 jogadores. Paulo Costa (Casa do Xadrez) foi o vencedor.
Classificação Final. Fotos Desenvolvimento aqui




Apelo sobre o xadrez de Dresden para escolas do mundo!

Um apelo sobre o xadrez de Dresden para as escolas do mundo - Instrução metódica de xadrez integrada no currículo escolar apóia o crescimento intelectual das crianças: O xadrez torna as crianças mais inteligentes! AOS EDITORES DE NEGÓCIOS, EDUCAÇÃO E FAMÍLIA:
DRESDEN e ST. GOAR, Alemanha, 17 de novembro /PRNewswire/ --
As crianças que recebem instruções de xadrez aprendem a:
- concentrar sua atenção e a manter um alto grau de concentração
- visualizar mentalmente as posições e as seqüências dos movimentos
- treinar a memória
- pensar adiante, a planejar antecipadamente suas atividades
- reavaliar, quando a situação mudar
- desenvolver a paciência, a reflexão e a originalidade
- avaliar as opções
- avaliar os resultados de suas ações
- desenvolver a perseverança, a determinação e as habilidades sociais*
Tais realizações também melhoram sua média de notas de qualificação em
outras matérias escolares.
Para escolas primárias recomendamos:
I.
Introdução de 45 minutos de instrução metódica de xadrez por semana no
currículo das escolas elementares do primeiro grau.
II.
A partir do segundo grau, a conversão de uma das aulas de matemática em
uma aula de xadrez, passando, desta forma, a instrução de xadrez para 90
minutos semanais.
III.
A instrução metódica de xadrez deve durar de dois a quatro anos escolares,
começando o mais cedo possível; ou seja, começando no primeiro grau.
O primeiro encontro divertido com o xadrez pode ser realizado no jardim de
infância.
IV.
Um desenvolvimento adicional e gradual da instrução de xadrez:
O primeiro passo na introdução do xadrez nas escolas pode ser administrado
pelo pessoal de ensino já existente, apesar de que será necessário um período
introdutório de treinamento. Já que a compatibilidade pessoal é essencial, os
instrutores não devem ser escolhidos meramente com base em suas qualificações
específicas na matéria -- o benefício da instrução sobre xadrez se apóia e
depende da personalidade do professor.
* Uma compilação mais detalhada do Mestre de xadrez Jerry Meyers:
"The Benefits of Chess in Education (Os Benefícios do Xadrez na
Educação)", página 9:
http://www.chess.ca/misc2008/benefitsofchess.pdf
Deutsche Schachstiftung
ref.: Matthias Draeger
Auf dem Haehnchen 34, 56329 St. Goar
Tel. +49-6741-1720
E-mail: post@schachstiftung.de
http://www.schachstiftung.de/schach-appell
FONTE German Chess Foundation
CONTATO: Deutsche Schachstiftung, ref.: Matthias Draeger, +49-6741-1720,
post@schachstiftung.de

O jogo de xadrez e a identificação de padrões

O jogo de xadrez e a identificação de padrões
Dores Ferreira
doresferreira@gmail.com
LIBEC/CIFPEC, Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho
Pedro Palhares
palhares@iec.uminho.pt
LIBEC/CIFPEC, Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho

Mais um trabalho que deve ser lido ! aqui