O Ministério da Educação diz no programa do 1º ciclo que na Matemática deve existir o xadrez.
Passamos a transcrever o texto:
"Convém ainda realçar a importância que alguns jogos podem ter no desenvolvimento
de competências necessárias à resolução de problemas. Os tradicionais
jogos de «pedrinhas» e «pauzinhos», os dominós, o rapa, os jogos de dados
e de cartas, os jogos de construções e os jogos de estratégia (batalha naval,
damas, xadrez, «mastermind», etc.), são exemplos de jogos que favorecem:
a capacidade de aceitar e seguir uma regra;
o desenvolvimento da memória;
a agilidade de raciocínio;
o gosto pelo desafio;
a construção de estratégias pessoais. "
In Programa do 1º ciclo – Matemática –
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/lists/repositrio%20recursos2/attachments/612/prog%20_1cicloeb.pdf ( página 168 deste documento).
Então porque é que não existe xadrez em todas as escolas?
Formem-se professores.
2 comentários:
Como professor de educação física e também responsável de um grupo/ equipa de xadrez numa escola (EBI St.Catarina),concordo plenamente com o artigo brasileiro.
E assino por baixo que já está na altura de ver o xadrez como uma mais valia no desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos e deveria haver mais horas para professores interesados no trabalho sério a esse nível.
Sérgio Marques
este link´faz parte do programa do Ministério de Educação - Português!
Obrigado Sérgio pela tua opinião.
Abraço
Cavadas
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